segunda-feira, 20 de junho de 2016

Escola do Legislativo de Palmeira coloca em pauta a modernização das Câmaras Municipais

A Câmara Municipal de Palmeira precisa ser modernizada. Todas as Câmaras municipais precisam para que se aproximem mais do cidadão. Para discutir este tema, no próximo mês de julho acontece sessão solene em comemoração ao primeiro aniversário da Escola do Legislativo de Palmeira, a primeira a ser implantada na região dos Campos Gerais, com uma palestra especial apresentada por servidores do Senado Federal, que explanarão sobre o Programa ILB/Interlegis, cujos métodos auxiliam na modernização das Câmaras Municipais. Entre os palestrantes estará o diretor do Instituto Legislativo Brasileiro, Antônio Helder Medeiros Rebouças, que é economista, advogado, consultor e servidor de carreira há mais de 15 anos, que em 2013 ocupou o cargo de diretor geral do Senado Federal. Rebouças ministrará palestra sobre o Programa Interlegis e os serviços gratuitos disponíveis para as Câmaras Municipais. A oportunidade de discutir a modernização dos legislativos municipais deve atrair interessados de toda a região, em mais uma iniciativa exemplar da Câmara Municipal de Palmeira, que vem buscando acompanhar a evolução de processos e sistemas de gestão e atuação.

A sessão solene e a palestra com os servidores do Senado, que acontece no dia 7 de julho, às 16 horas, na sede da Câmara Municipal, é aberta ao público e não tem custo ao Legislativo Municipal por ser realizada em parceria com a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas e com o Instituto Legislativo Brasileiro. De acordo com o diretor executivo da Câmara Municipal, o jornalista Edson Gil Santos Júnior, o evento, além de comemorar o primeiro ano de sucesso da iniciativa pioneira nos Campos Gerais, tem como finalidade expor aos vereadores de Palmeira e de outros municípios, bem como possíveis candidatos à vereança, o funcionamento do Programa Interlegis para que as câmaras municipais possam ser utilizadas ao seu máximo para um trabalho de excelência para a sociedade. “A intenção dessa palestra é possibilitar aos vereadores o conhecimento de diversas ferramentas de modernização do Poder Legislativo dos municípios que são disponibilizadas gratuitamente pelo Senado Federal”, informa ele.
Em Palmeira, a Escola do Legislativo foi implantada em 2014, estabelecendo que os vereadores devem fazer ao menos um curso da plataforma ILB/Interlegis por ano, via internet. No ano passado, segundo informação da assessoria da Câmara, todos os vereadores cumpriram o estabelecido e cursaram on-line, através da plataforma, o curso com o tema "O Poder Legislativo", que passa um panorama do poder em sua história, explana sobre a diferenciação de competências com os demais poderes, bem como a relação com o Poder Executivo e a sociedade civil. Ainda, que este ano, todos os vereadores já concluíram os cursos on-line e o tema abordado foi "Ética e Administração Pública" que abordou a ética na administração pública, no Poder Legislativo, bem como as relações da ética com a legislação, a imprensa, o Estado e a sociedade, de acordo com informação da assessoria. O programa em parceria com o Senado Federal oferece ainda outras ferramentas, que visam levar mais conhecimento aos agentes públicos e possibilita mais transparência.
O Programa Interlegis, vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal, é voltado à modernização legislativa. Seus técnicos desenvolveram produtos e serviços que são disponibilizados sem custos para as casas legislativas. Desenvolvidos em software livre, podem ser facilmente adaptados ao porte e às necessidades de Câmaras e Assembleias, sem custo algum. A utilização destas ferramentas faz com que as casas legislativas estejam de acordo com as exigências das leis de acesso à informação e de transparência, que regulamentam a forma como devem ser disponibilizados a toda a população as informações públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário